domingo, 7 de março de 2010

Agora chegou a hora de conhecer sobre o Projeto " O Rafa na Copa"

ASCOM/ C.E.R.S.N

A escola, como reflexo e receptáculo da sociedade, é automaticamente inserida no contexto do futebol. Entendemos que, ao invés de simplesmente negar ideologicamente este tema, ou tentar silenciar os alunos para que não “atrapalhem a aula” falando de jogos, devemos estudar e refletir sobre a Copa do Mundo enquanto manifestação cultural que precisa ser elucidada em todos seus componentes constitutivos (positivos e/ou negativos). (...) Dessa maneira, a Copa do Mundo será o eixo temático para todo o trabalho pedagógico de 2010 no Colégio Estadual Rafael Spínola Neto; norteando a Gincana Cultural, o desfile do 7 de setembro, os jogos escolares, o Projeto de Leitura, os conteúdos de sala de aula, etc...; o que se constituirá em mais um aliado no processo ensino-aprendizagem.


DIVISÃO DE TAREFAS

1. Origem e história do futebol

Disciplina responsável: Língua Portuguesa

2. História das Copas do Mundo

Disciplina responsável: História

3. História da África do Sul – da colonização a Copa de 2010

Disciplina responsável: Cultura Afro e Artes

4. Conhecendo os países das seleções participantes da Copa de 2010

Disciplina responsável: Geografia e Inglês

5. A seleção brasileira em 2010 (jogadores, comissão técnica, patrocinadores...)

Disciplina responsável: Matemática

6. Esporte X drogas – faça a melhor escolha!

Disciplina responsável: Biologia

7. Copa do Mundo atendendo à política do “pão e circo”: onde termina a diversão e começa a alienação?

Disciplina responsável: Filosofia e Sociologia

8. Torneio de futebol no formato da Copa

Disciplina responsável: Educação Física, Química e Física

Observações:

• As atividades referentes aos temas serão de criação e direção dos professores de cada disciplina. (Sugestões: Pesquisas, leitura e discussão de textos indicados pelos professores ou alunos, seminários, dramatizações, painéis, confecção de cartilhas, júri simulado, etc.)

• Cada professor escolherá a melhor maneira de avaliar as atividades realizadas pelos alunos em sua disciplina.

• Haverá um mural para cada série onde quinzenalmente (no mínimo) os alunos deverão expor as notícias e informações referentes ao sub-tema pré-determinado.

• Em dia de jogos da seleção brasileira, que coincidirem em horário de aula, os alunos e professores assistirão ao jogo no telão montado no pátio da escola.

• O desfile do 7 de setembro terá como tema “O continente sede da Copa 2010”

Cronograma:

• Início das discussões e produções em sala de aula: 01 de março de 2010

• Atualização dos murais: a cada 15 dias

• Gincana Cultural: 10, 11 e 12 de junho de 2010

• Transmissão no Telão da Cerimônia de Abertura: 11 de junho - 16h

• Transmissão de Jogo no Telão: 15/06 - 16h30 - Brasil x Coréia do Norte (Terça-feira)

(Caso o Brasil passe para a fase seguinte, outros jogos poderão ser transmitidos)

• Desfile de 7 de setembro

• Torneio interno de futebol: a definir

2 comentários:

  1. hehe, Gostei da ideia do Mural de noticias pra ser atualizado as noticias do sub tema então o mural do 2°B depender de min 95% Atualizado

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das ideias,elas me auxiliarão numas atividades direcionadas a copa do mundo.Grata!!!

    ResponderExcluir