ASCOM/ C.E.R.S.N
A escola, como reflexo e receptáculo da sociedade, é automaticamente inserida no contexto do futebol. Entendemos que, ao invés de simplesmente negar ideologicamente este tema, ou tentar silenciar os alunos para que não “atrapalhem a aula” falando de jogos, devemos estudar e refletir sobre a Copa do Mundo enquanto manifestação cultural que precisa ser elucidada em todos seus componentes constitutivos (positivos e/ou negativos). (...) Dessa maneira, a Copa do Mundo será o eixo temático para todo o trabalho pedagógico de 2010 no Colégio Estadual Rafael Spínola Neto; norteando a Gincana Cultural, o desfile do 7 de setembro, os jogos escolares, o Projeto de Leitura, os conteúdos de sala de aula, etc...; o que se constituirá em mais um aliado no processo ensino-aprendizagem.
DIVISÃO DE TAREFAS
1. Origem e história do futebol
Disciplina responsável: Língua Portuguesa
2. História das Copas do Mundo
Disciplina responsável: História
3. História da África do Sul – da colonização a Copa de 2010
Disciplina responsável: Cultura Afro e Artes
4. Conhecendo os países das seleções participantes da Copa de 2010
Disciplina responsável: Geografia e Inglês
5. A seleção brasileira em 2010 (jogadores, comissão técnica, patrocinadores...)
Disciplina responsável: Matemática
6. Esporte X drogas – faça a melhor escolha!
Disciplina responsável: Biologia
7. Copa do Mundo atendendo à política do “pão e circo”: onde termina a diversão e começa a alienação?
Disciplina responsável: Filosofia e Sociologia
8. Torneio de futebol no formato da Copa
Disciplina responsável: Educação Física, Química e Física
Observações:
• As atividades referentes aos temas serão de criação e direção dos professores de cada disciplina. (Sugestões: Pesquisas, leitura e discussão de textos indicados pelos professores ou alunos, seminários, dramatizações, painéis, confecção de cartilhas, júri simulado, etc.)
• Cada professor escolherá a melhor maneira de avaliar as atividades realizadas pelos alunos em sua disciplina.
• Haverá um mural para cada série onde quinzenalmente (no mínimo) os alunos deverão expor as notícias e informações referentes ao sub-tema pré-determinado.
• Em dia de jogos da seleção brasileira, que coincidirem em horário de aula, os alunos e professores assistirão ao jogo no telão montado no pátio da escola.
• O desfile do 7 de setembro terá como tema “O continente sede da Copa 2010”
Cronograma:
• Início das discussões e produções em sala de aula: 01 de março de 2010
• Atualização dos murais: a cada 15 dias
• Gincana Cultural: 10, 11 e 12 de junho de 2010
• Transmissão no Telão da Cerimônia de Abertura: 11 de junho - 16h
• Transmissão de Jogo no Telão: 15/06 - 16h30 - Brasil x Coréia do Norte (Terça-feira)
(Caso o Brasil passe para a fase seguinte, outros jogos poderão ser transmitidos)
• Desfile de 7 de setembro
• Torneio interno de futebol: a definir
hehe, Gostei da ideia do Mural de noticias pra ser atualizado as noticias do sub tema então o mural do 2°B depender de min 95% Atualizado
ResponderExcluirGostei muito das ideias,elas me auxiliarão numas atividades direcionadas a copa do mundo.Grata!!!
ResponderExcluir