Os estudantes do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto participaram de uma noite de autógrafos, com o lançamento do livro “Leituras plurais”, de própria autoria. O evento, realizado nesta segunda-feira (22), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, faz parte da 3ª edição do projeto "Rafael de Todas as Cores", seminário artístico e cultural em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
A programação, que teve início às 17h, compreendeu palestras, exposições de máscaras, telas e fotografias que abordam a cultura afrodescendente, e são confeccionadas pelos próprios estudantes, além de apresentações de grupos de capoeira, hip-hop e dança afro.
Entre os palestrantes, estava a professora Doutora Isnara Pereira Ivo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que abordou o tema “O negro no período colonial - as ações positivas do negro no período colonial”.
Segundo Katia Rosane Guimarães, diretora do colégio Estadual Rafael Spínola Neto, o projeto "Rafael de Todas as Cores" já faz parte do ano letivo. “Estamos na terceira edição do projeto artístico e cultural que vem crescendo a cada ano. Nos primeiros anos foi realizado no próprio colégio e hoje nossos alunos vão apresentar no Centro de Cultura”, concluiu.
O estudanteThiago Alves, da 6ª série, se inspirou na infância para criar sua poesia. “Eu me lembro da minha infância, cheia de aventuras, de brincadeiras e diversão”. Lembro da primeira vez em que fui para a escola. Eu fiquei tímido e também ansioso, mas depois peguei gosto”, disse Thiago.
Livro de todos – De autoria dos próprios estudantes, a seleção das poesias e dos contos que integram o livro foi coordenada pelas professoras Miralva Ribeiro da Silva, Rosimeire Freitas e Sirlene Brito Oliveira. O livro foi organizado pela diretora Katia Rosane Guimarães e por Lucas Oliveira Andrade, técnico administrativo. O trabalho envolveu todo o corpo docente do colégio Estadual Rafael Spínola Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário