quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Está chegando a eleição para o GRÊMIO ESTUDANTIL

ASCOM/C.E.R.S.N

Com o termíno do período de 2 anos do Grêmio escolar, o Colégio Estadual Rafael Spínola Neto já se prepara para nova eleição em 2010.
Conheça agora um pouco a respeito do GRÊMIO ESCOLAR, seu PAPEL, OBJETIVOS, as metas da SEC para 2010 e os resultados de 2009.

Órgão de representação da organização dos estudantes dentro da Unidade Escolar, o Grêmio Estudantil possibilita a exposição de ideias, reivindicações e anseios de maneira organizada e democrática. Sua atuação na escola deve ser incentivada, visto que é um veículo de formação para a cidadania e espaço de desenvolvimento social.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza ações contínuas, que fornecem subsídios e orientações e incentiva o diálogo dos agentes educativos em torno da criação e funcionamento do Grêmio Estudantil, em todas as unidades da rede pública de ensino.
A política educacional vigente reconhece o caráter pedagógico das atividades dos grêmios, ao promoverem a aprendizagem de processos e experiências de vida, possibilitando aos jovens oportunidades de desenvolverem uma prática efetiva e construtiva da cidadania.

OBJETIVOS

O apoio do Estado aos grêmios objetiva desenvolver nos estudantes da rede pública o senso crítico e participativo, capacidade de liderança e engajamento nas atividades escolares e comunitárias. Desta forma, as ações de apoio aos grêmios têm como objetivos a realização de palestras de incentivo, esclarecimento e orientação para a criação do Grêmio Estudantil; realização de seminários e oficinas com lideranças estudantis e gestores escolares, para apoiar a criação e o fortalecimento do grêmio; fomentar o protagonismo juvenil e a ação colaborativa dos grêmios estudantis.



Metas - 2010


- Publicar um caderno de orientação e distribuí-lo às unidades escolares por meio das 33 diretorias regionais de educação;
- Realizar um congresso estudantil em cinco diretorias regionais com a participação de, no mínimo, 500 representações estudantis;
- Realizar oficinas para lideranças estudantis em 12 diretorias regionais;
- Construir um sistema informatizado para integrar à intranet todas as diretorias regionais, a fim de coletar informações de 100% dos grêmios estudantis até dezembro 2010.

Resultados - até 2009


Seminários com gestores e oficinas com lideranças estudantis para orientação e apoio ao funcionamento do Grêmio foram realizados em 869 unidades escolares, além do atendimento a grêmios estudantis, em 30 unidades escolares de Salvador.
Estas ações envolveram 1.704 participantes dos seminários e 327 lideranças estudantis.



Um comentário:

  1. Só quero deixar um recadinho: Eu, Luciene Lima Prado, sou licenciada em letras com Inglês. concursada nas áreas de Português e Inglês. Em !porfessores!, há apenas Letras. Gostaria que reparessem isso. Obrigada.

    Abraços.

    ResponderExcluir