sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Inscrições para Prêmio Minha Comunidade Sustentável podem ser feitas até 28 de setembro

Iniciativa da ONG Ação Educativa e da revista “Carta na Escola”, o Prêmio Minha Comunidade Sustentável contemplará projetos escolares que promovam a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade em todo o Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro no endereço eletrônico, www.acaoeducativa.org.br/premio. Serão sete escolas vencedoras e cada uma receberá recursos que variam entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.

Esta é a segunda edição do Prêmio que, no ano passado, incentivou projetos em todas as regiões do país e, em sua maioria, cidades do interior. Para se inscrever, a comunidade escolar deve apresentar um projeto inovador e original que busque soluções de sustentabilidade. Segundo os organizadores do Prêmio, para ser sustentável é necessário que os projetos considerem a preservação da natureza e, também, os aspectos econômicos e sociais das suas comunidades. Não é uma matemática simples. É necessário considerar fatores como: o impacto cultural do projeto naquela comunidade – uma comunidade indígena, por exemplo, pode não aceitar uma intervenção em sua r eserva; viabilidade econômica – os projetos tem que ser passíveis de serem executados e, sobretudo, deve-se considerar as relações sociais estabelecidas para não reproduzir injustiças.


Além disso, os organizadores indicam às escolas que pretendem apresentar um projeto que estabeleçam parcerias com instituições, universidades e centros tecnológicos de sua região para facilitar a apreensão do conhecimento técnico para a execução da idéia. Segundo Edilene Luchesi da Costa, gestora do projeto “Educando para a sustentabilidade na Bacia do Guarapiranga”, contemplado em 2008, “não é somente a comunidade escolar que se envolve na execução do projeto”. A Escola de Guarapiranga estabeleceu parcerias com a subprefeitura, com centros de pesquisa, com a USP e com outros projetos na região.

A finalidade do Prêmio é criar uma rede de sustentabilidade e proporcionar aos alunos, por meio das escolas, uma aprendizagem prática em educação ambiental. Os gestores dos projetos vencedores relatam uma significativa mudança na vida escolar, especialmente no que se refere ao envolvimento dos alunos.

O coordenador do Prêmio, Roberto Catelli, da ONG Ação Educativa, acredita que propor um aprendizado aplicado à realidade das comunidades, “faz com que os alunos registrem com mais entusiasmo o conteúdo escolar, se percebam parte de uma estrutura maior do que a escola e se sintam capazes de intervir, de modo ativo e criativo, no desenvolvimento da sociedade”. Ou seja, além de incentivar projetos, o Prêmio quer fortalecer a percepção de que é necessário e possível apresentar alternativas aos problemas da comunidade através da participação.

Na cidade de Três Corações (MG), a Escola Municipal Professora Cândida Junqueira foi uma das contempladas pela primeira edição do prêmio com um projeto para a produção de sabão a partir reutilização do óleo de cozinha já saturado para o uso doméstico. Evandro Gabriel Leal, gestor do projeto, resume: “hoje conseguimos pensar, elaborar e executar atividades e ações com mais autonomia e entusiasmo, com a certeza que, de alguma forma, alguém crescerá no fim do processo, humana ou socialmente”.

Projetos contemplados na edição 2008:

Escola de Cidadania Santa Rosa _ Crateús (CE)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII _ Charqueadas (RS)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Beatriz Ferreira da Silva _ Ji-Paraná (RO)
Colégio Estadual José Martins da Costa _ Nova Friburgo (RJ)
Escola Ruy Azevedo _ Rio Branco (AC)
Escola Municipal Professora Cândida Junqueira _ Três Corações (MG)
EE Custódia da Silva Pedreira _ Porto Nacional (TO)
Escola Estadual 13 de maio _ Nova Guarita (MT)
Escola Municipal Filomena Cúrcio Cabral _ Vera Cruz (RN)
Escola Estadual Cruzeiro do Céu _ Pauini (AM)
EE Paulino Nunes Esposo _ Sâo Paulo (SP)


SERVIÇO

Prêmio Minha Comunidade Sustentável

Uma iniciativa da revista Carta na Escola em parceria com a organização
não-governamental Ação Educativa
Patrocínio TIM
Apoio: Senac, Sesi, Carta Capital, Undime e Consed

Inscrições abertas até 28 de Setembro de 2009 no site www.acaoeducativa.org.br/premio


Mais informações:
Pelo telefone 11 3151-2333 (ramal 111) com Girlene
Via email para: premiominhacomunidadesustentavel@acaoeducativa.org
Ou no site www.acaoeducativa.org.br/premio

Nenhum comentário:

Postar um comentário