sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Enem: professores apontam assuntos que o estudante deve se concentrar

Correio da Bahia

De olho na condensação de conteúdos do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concentre sua energia nos estudos em duas variáveis: elimine temas excluídos e se dedique a assuntos que têm tudo para figurar entre as 180 questões da prova. Para eliminar incógnitas dessa equação, o CORREIO ouviu um time de professores que pontuou, em cada disciplina, o que o estudante deve focalizar. Com 10% menos de conteúdo do que um vestibular tradicional, o exame é apontado como uma avaliação mais simples.

Não haverá cobranças de conceitos específicos, que serão exigidos apenas em correlação a outros assuntos. O modelo já é conhecido nos colégios e cursos da Bahia, em razão do vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que já utiliza questões com este novo padrão.



Para otimizar o tempo, lembre-se de que a prova está pronta desde a primeira semana de agosto. Ou seja, o que aconteceu depois não será contemplado no exame.


Continue atento
Geografia
Não deve cair questão regionalizada sobre relevo e vegetação da Bahia, por exemplo. Por outro lado, pode ser tema de questão assuntos em que a Bahia tem projeção nacional (petróleo ou Pólo Petroquímico de Camaçari). A prova de Ciências Humanas será de correlação e podem constar questões geopolíticas contemporâneas como as crises políticas na América Latina e Oriente Médio.
Márcia Kalid, do Colégio Oficina

História
Prova de caráter abrangente, o professor pede concentração do século 18 e 19 em diante (Idade Contemporânea). A sugestão é de que o candidato estude a partir da revolução industrial, a evolução do capitalismo, os conflitos decorrentes do crescimento do capitalismo. São indicados livros de Claudio Vicentino e Francisco Alencar.
Renato Afonso, do Colégio Oficina e Gregor Mendel

Química
Ficam de fora pilhas, modelos atômicos, estudo dos gases, termoquímica e cálculos de equilíbrio. O aluno deve estar atento às questões sobre petróleo (relacionado a hidrocarbonetos), funções inorgânicas, meio ambiente e poluição (relacionado com óxido, ácidos, bases e reações), separação de mistura.
Wanderby Matos Junior, professor Central do Vestibular

Candidatos montam suas estratégias para o novo exame
Apesar das mudanças no Enem, a maioria dos alunos não desprezou os assuntos excluídos no novo exame, pois o conteúdo servirá para outras provas, como da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por exemplo, que não adotou o exame nacional.

Mesmo tendo estudado funções morfossintáticas e história literária – assuntos retirados da prova de português -, a aluna do Sartre COC Elaine Gomes de Andrade, 20 anos, acredita não ter perdido tempo, já que sua pretensão é passar em jornalismo na Universidade Federal da Bahia. “Meu objetivo é entrar na Ufba e pra isso me dedico muito, mas estou inscrita no Enem para arriscar em outras universidades fora do estado”.

Ela contou que a mudança pegou todos do cursinho de surpresa, mas dias depois a direção do pré-vestibular realizou um simulado baseado na nova proposta do Enem. “O exame anterior era superficial, cobrava algumas habilidades e competências. O novo será mais dinâmico porque terá mais espaço para atualidades”, avaliou a jovem.

Estratégia
Bruna Barbosa dos Santos, 18, colega de Elaine, também disse que a nova avaliação não mudará seu plano de estudo. “Embora assuntos essenciais tenham sido retirados, isso não altera em quase nada, pois vou fazer o vestibular da Uneb. A pontuação do Enem usarei para tentar uma vaga em alguma faculdade particular”.

Aluna também do Sartre COC e estudando apenas para o exame do Enem, Luciana Kelly Santos Barbosa, 22 anos, contou que há dois meses tem se dedicado às atualidades. “Tenho lido bastante sobre os 40 anos da astronomia, completados em julho deste ano, por exemplo.

Atualidades – Tudo que você precisa saber para se dar bem na prova Para obter um bom rendimento no Enem 2009, especialistas ouvidos pelo CORREIO foram unânimes em destacar a grande influência de temas da atualidade na prova. Sobretudo o que foi destaque, no Brasil e no mundo, em jornais, revistas e sites de notícia até agosto, quando as 180 questões, mais a redação, foram elaboradas. Pensando nisso, o Correio publicará diariamente, até 2 de outubro, os assuntos que poderão cair no Enem.

Barack Obama
Em 20 de janeiro, o mundo parou para assistir à posse de Barack Obama como presidente dos EUA, o primeiro negro a assumir a Casa Branca. Durante a campanha, Obama, filho de um intelectual queniano com uma estudante do estado do Kansas, prometeu mudar drasticamente a política externa conduzida pelo antecessor, George W. Bush, sobretudo em relação ao Iraque e ao Afeganistão. Contudo, nos últimos meses vem enfrentando uma queda de popularidade.

Pré-sal
descoberta de grandes reservas de petróleo abaixo da camada de sal do Atlântico, entre cinco mil e sete mil metros abaixo do nível do mar, pode fazer comque o Brasil se situe entre os maiores produtores do mundo. Contudo, os estados onde as jazidas foram localizadas – Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo – reivindicam maior participação na grana gerada pela produção (royalties), enquanto o restante pede uma distribuição equânime dos recursos.

Poder em Cuba
Desde que Raúl Castro assumiu o governo cubano, em março de 2008, em substituição ao irmão, Fidel castro, cresceram as pressões internacionais, principalmente de países da América Latina, para que os Estados Unidos suspendam o embargo econômico imposto à nação caribenha desde 1962. Diante da recusa, Castro endureceu o tome disse que está aberto ao diálogo, desde que os EUA e a União Europeia não tentem modificar o sistema político e econômico de Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário