terça-feira, 26 de julho de 2011

26 de Julho- Dia das Vovós

ASCOM/C.E.R.S.N

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I A.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração.
Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Escolas estaduais têm Regimento Unificado

ASCOM/C.E.R.S.N
fonte:educacao.gov.br

As escolas da rede estadual de ensino contam com um Regimento Unificado da Rede Pública Estadual de Ensino. O documento normativo regula o funcionamento da escola no nível das competências de cada um dos seus órgãos constitutivos, institui o ordenamento das atividades pedagógicas e didáticas e estabelece, também, como deve ser o convívio social entre os atores que formam a comunidade escolar. A portaria que institui o regimento foi publicada no Diário Oficial do Estado dos dias 15 e 17 de julho.
O documento foi construído pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia a partir das discussões com especialistas e gestores de unidades escolares e das Diretorias Regionais de Educação (Direc), com a participação do Conselho Estadual de Educação (CEE). Inicialmente, foi feito um levantamento minucioso das expectativas das escolas para serem contempladas no documento. O regimento trata questões como a disciplina escolar, institui regras para organização didática, para o planejamento da escola e traz diretrizes para uma melhor articulação pedagógica entre os professores.
A vice-presidente do CEE, Alda Muniz Pepe, ressalta que, além de definir os papéis, o regimento aborda como devem ser as relações dentro da escola. “O regimento é muito cuidadoso em tudo o que propõe. Ele se ajusta ao que se consolidou hoje como o papel da educação e o comportamento da escola com o atendimento ao direito básico à aprendizagem. O documento não é uma peça de aplicação de pena, mas é, de fato, um elemento pedagógico”, pontua Alda Pepe.

Seminário debate reformulação do currículo do ensino médio noturno

ASCOM/C.E.R.S.N
fonte: educacao.ba.gov.br

Nos próximos dias 4 e 5 de agosto, acontece, no Hotel Vilamar, em Salvador, o 1º Seminário da Proposta de Reformulação Curricular do Ensino Médio Noturno. Realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o evento vai refletir sobre as especificidades dos estudantes deste turno escolar, possibilitando a criação de uma proposta pedagógica mais adequada aos estudantes, visando à melhoria do desempenho educacional nesta etapa de ensino. Participam do encontro representantes da Coordenação de Desenvolvimento da Educação Básica (Codeb), professores, grupos de estudantes, entidades da sociedade civil e técnicos da Secretaria da Educação. Entre as atividades programadas, está palestra sobre a legislação que regula o ensino médio, apresentação dos eixos norteadores da proposta de reformulação curricular e nova matriz curricular.

sábado, 16 de julho de 2011

Cursos de Qualificação Profissional GRATUITO - SENAI‏

ASCOM/C.E.R.S.N
fonte: sebrae conquista


O SENAI, Agência de Vitória da Conquista, disponibiliza os seguintes cursos de Qualificação Profissional GRATUITO, conforme segue:

Estofador de Móveis - 40 Vagas

Objetivo: Qualificar profissionais para atuar na execução do estofamento de móveis e bancos de carros automotivos, visando suprir demanda das empresas do setor de madeira e mobiliário do estado da Bahia. - Carga Horária: 240 horas – Horário Vespertino.
Inscrições no SENAI: Rua Monsenhor Olimpio, 131, 2º pavimento, Centro – das 08h às 12h e das 13h às 19h;
Inscrições até dia 27 de Julho.

Almoxarife - 40 Vagas

Objetivo: O curso qualifica profissionais para programar e controlar o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico, armazenar materiais, mantendo atualizado o s registros de localização no almoxarifado, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. - Carga Horária: 240 horas – Horário Noturno.
Inscrições apenas pelo: www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br
Inscrições até dia 01 de Agosto.

Para acesso aos cursos os candidatos deverão:
· Ter o Ensino Médio Concluído;
· Ter idade mínima de 18 anos;
· Ser trabalhador desempregado;
· Não ter feito nenhum outro curso de qualificação profissional gratuito pelo SENAI nos últimos dois anos.


CURSOS GRATUITOS SENAI – NÃO CUSTA NADA INVESTIR EM VOCÊ.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Concurso para a Rádio Escolar

ASCOM/C.E.R.S.N


 O COLÉGIO ESTADUAL RAFAEL SPÍNOLA NETO
CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NA RÁDIO ESCOLAR
EDITAL N. 01/2011, DE 12 DE JULHO DE 2011

O Colégio Estadual Rafael Spínola Neto, usando de suas atribuições legais, dá ciência a comunidade que a congrega, a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Concurso Interno, destinado a selecionar candidatos para os cargos atribuídos ao funcionamento da sua Rádio Escolar.


1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1.O presente concurso será regido por este Edital e será executado por uma Comissão Examinadora, formada por Direção e funcionários da escola.
1.2.As provas serão realizadas pela Coordenação da Rádio.
1.3.O Concurso Interno visa ao provimento de 03 (três) vagas na função de Redator; 06 (seis) vagas na função de Locutor; 03 (três) vagas na função de Repórter e 03 (três) vagas na função de Operador de Áudio.

1.4.A seleção para as funções constará das seguintes etapas:
a)Inscrição;
b) Análise de desempenho escolar, Prova Escrita, para as funções de Redator e Repórter (redação com tema a ser proposto);
c)Prova Prática (oral), Análise de desempenho escolar, para as funções de Locutor e Repórter (leitura de texto previamente escolhido);
d)Análise de desempenho escolar, para a função de Operador de Áudio.

2.DOS CARGOS
2.1.Cargo: REDATOR
2.2.Descrição das Atividades: recebe informações da reportagem, das fontes de notícias para transformação destas em textos adaptados à linguagem radialística e ao padrão editorial da rádio. Redige sínteses noticiosas e radiojornais sob orientação dos Professores.
2.3.Cargo: LOCUTOR
2.4.Descrição das Atividades: Locutor-noticiarista: Apresenta, ao vivo, sínteses noticiosas e radiojornais e, ainda, programas jornalísticos pré-roteirizados. Locutor-apresentador: Âncora de programas informativos e noticiosos, de programas de entrevistas e debates. Comentarista/Analista/Cronista: Especialistas em emitir opinião sobre determinados assuntos e temas. Realizam/ desenvolvem/ apresentações curtas e individuais como também integradas em radiojornais e programas de informação.
2.5.Cargo: REPÓRTER
2.6.Descrição das Atividades: desenvolve conjunto de atividades características do radiojornalismo. É o principal responsável pela mobilidade, agilidade e presença do rádio em todos os lugares. Atua ao vivo e presente no local e fonte da notícia ou em matérias previamente gravadas e editadas.
2.7.Cargo: OPERADOR DE ÁUDIO
2.8.Descrição das Atividades: Operador de rádio/ de áudio/ de mesa: Opera mesa de áudio, sendo responsável pela emissão dos programas, músicas e comerciais, de acordo com roteiro da programação. Equaliza os sons das gravações e dos microfones em estúdio
2.9.Forma de atuação: nos horário de contra-turnos da escola.

Enem passará a ser obrigatório para estudante solicitar o Fies

ASCOM/C.E.R.S.N
Fonte:fnde.gov.br

A partir de 29 de julho, estudantes que tenham concluído o ensino médio em 2010 ou data posterior só poderão solicitar o Financiamento Estudantil (Fies) se tiverem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para requerer o Fies no segundo semestre de 2011, o aluno deve ter feito o Enem em 2010. Estão isentos professores das redes públicas da educação básica em efetivo exercício do magistério.
Para estudantes que tenham terminado o ensino médio em anos anteriores a 2010, e que são candidatos ao Fies, basta apresentar o certificado de conclusão do ensino médio. Deles não será exigido o Enem. O pedido do financiamento pode ser feito em qualquer data, independente do semestre que o aluno curse.
As regras que entram em vigor no final de julho estão na Portaria Normativa nº 15/2011, publicada no Diário Oficial da União, desta segunda-feira, 11. A mesma portaria trata da renovação (aditamento) de contratos do Fies firmados até o primeiro semestre de 2011. A renovação, que é obrigatória a cada semestre, deve ser feita até 31 de julho.
Segundo Antonio Corrêa Neto, diretor financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a portaria regulamenta os procedimentos do aluno para aditar o contrato (simplificado e não simplificado), enumera os documentos que deve apresentar, trata de situações como a fiança convencional e solidária, transferência de instituição, dilatação do prazo de financiamento.
Beneficiários do Fies que tenham tomado empréstimo na Caixa Econômica Federal devem aditar os contratos no Sistema de Financiamento Estudantil (Sifes); e os que tomaram financiamento a partir de 14 de janeiro de 2010 devem renovar os contratos no Sistema Informatizado (SisFies) do FNDE, que é o agente operador do Fies a partir daquela data, de acordo com a Lei nº 12.202/2010.

Confira a Portaria Normativa nº 15/2011.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Semana do Estudante

ASCOM/C.E.R.S.N

Será realizada no Mês de Agosto uma Semana voltada para os estudantes no Colégio Estadual Rafael Spínola Neto. De acordo com a Direção acontecerão várias atividades de Lazer, Entretenimentos, Esporte, Shows, Gincana e um grande bingo para os alunos.

Caléndario de Provas II Unidade

ASCOM/C.E.R.S.N


ENSINO FUNDAMENTAL:

13/07       CIÊNCIAS / ED. AMBIENTAL / BIOFÍSICA
14/07       HISTÓRIA / CULTURA AFRO
15/07       MATEMÁTICA / ARTES
18/07       GEOGRAFIA / ÉTICA  E CADADANIA
19/07       PORTUGUÊS/ INGLÊS/ ED. FISICA


ENSINO MÉDIO

13/07 –    BIOLOGIA / FISICA
14/07 –    HISTÓRIA / CULTURA AFRO / SOCIOLOGIA
15/07 –    MATEMÁTICA / FILOSOFIA
18/07 –    GEOGRAFIA / QUÍMICA
19/07 –    PORTUGUÊS / INGLÊS/ ED. FISICA