sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Edital Grêmio Escolar

ASCOM/C.E.R.S.N

Foi lançado o Edital para as Eleições do Grêmio Escolar, no Colégio Rafael Spínola Neto.
Os alunos já podem fazer as inscrições de suas chapas que deverão conter alunos dos 03 turnos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Estudantes do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto lançam livro em Vitória da Conquista

Fonte: Sec.ba

Os estudantes do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto participaram de uma noite de autógrafos, com o lançamento do livro “Leituras plurais”, de própria autoria. O evento, realizado nesta segunda-feira (22), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, faz parte da 3ª edição do projeto "Rafael de Todas as Cores", seminário artístico e cultural em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
A programação, que teve início às 17h, compreendeu palestras, exposições de máscaras, telas e fotografias que abordam a cultura afrodescendente, e são confeccionadas pelos próprios estudantes, além de apresentações de grupos de capoeira, hip-hop e dança afro.
Entre os palestrantes, estava a professora Doutora Isnara Pereira Ivo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que abordou o tema “O negro no período colonial - as ações positivas do negro no período colonial”.
Segundo Katia Rosane Guimarães, diretora do colégio Estadual Rafael Spínola Neto, o projeto "Rafael de Todas as Cores" já faz parte do ano letivo. “Estamos na terceira edição do projeto artístico e cultural que vem crescendo a cada ano. Nos primeiros anos foi realizado no próprio colégio e hoje nossos alunos vão apresentar no Centro de Cultura”, concluiu.
O estudanteThiago Alves, da 6ª série, se inspirou na infância para criar sua poesia. “Eu me lembro da minha infância, cheia de aventuras, de brincadeiras e diversão”. Lembro da primeira vez em que fui para a escola. Eu fiquei tímido e também ansioso, mas depois peguei gosto”, disse Thiago.
Livro de todos – De autoria dos próprios estudantes, a seleção das poesias e dos contos que integram o livro foi coordenada pelas professoras Miralva Ribeiro da Silva, Rosimeire Freitas e Sirlene Brito Oliveira. O livro foi organizado pela diretora Katia Rosane Guimarães e por Lucas Oliveira Andrade, técnico administrativo. O trabalho envolveu todo o corpo docente do colégio Estadual Rafael Spínola Neto.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"Rafael de todas as cores" e "Livro Leituras Plurais"

ASCOM/C.E.R.S.N

O Colégio Estadual Rafael Spínola Neto, tem o prazer em convidar a comunidade Conquistense para dia 22 de Novembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, participar da 3ª Edição do projeto o "Rafael de Todas as Cores" e o Lançamento do livro "Leituras Plurais". Com apresentações de Capoeira, Samba de Roda, Palestras, Maculelê, Exposições de Mascaras, Telas e Fotografias.

CRONOGRAMA

17:00 - Composição da Mesa
17:30 - Apresentação de Poemas
18:00 - Lançamento do Livro " Leituras Plurais" e autógrafos
18:30 - Apresentação da Dança Afro
18:40 - Apresentação do Hip Hop
19:00 - Composição da Mesa
19:20 - Apresentação do Grupo de Capoeira Consciência Negra (Samba de Roda, Maculelê e Capoeira)
19:50 - Palesta com a Profª Doutora Isnara Pereira Ivo
20:20 - Apresentação do Maculelê por alunas do Colégio
20:30 - Palestra com a Profª Doutora Terezinha Fernandes Spínola
21:00 - Apresentação Musical
21:40 - Coquetel de Encerramento

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Está chegando a eleição para o GRÊMIO ESTUDANTIL

ASCOM/C.E.R.S.N

Com o termíno do período de 2 anos do Grêmio escolar, o Colégio Estadual Rafael Spínola Neto já se prepara para nova eleição em 2010.
Conheça agora um pouco a respeito do GRÊMIO ESCOLAR, seu PAPEL, OBJETIVOS, as metas da SEC para 2010 e os resultados de 2009.

Órgão de representação da organização dos estudantes dentro da Unidade Escolar, o Grêmio Estudantil possibilita a exposição de ideias, reivindicações e anseios de maneira organizada e democrática. Sua atuação na escola deve ser incentivada, visto que é um veículo de formação para a cidadania e espaço de desenvolvimento social.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza ações contínuas, que fornecem subsídios e orientações e incentiva o diálogo dos agentes educativos em torno da criação e funcionamento do Grêmio Estudantil, em todas as unidades da rede pública de ensino.
A política educacional vigente reconhece o caráter pedagógico das atividades dos grêmios, ao promoverem a aprendizagem de processos e experiências de vida, possibilitando aos jovens oportunidades de desenvolverem uma prática efetiva e construtiva da cidadania.

OBJETIVOS

O apoio do Estado aos grêmios objetiva desenvolver nos estudantes da rede pública o senso crítico e participativo, capacidade de liderança e engajamento nas atividades escolares e comunitárias. Desta forma, as ações de apoio aos grêmios têm como objetivos a realização de palestras de incentivo, esclarecimento e orientação para a criação do Grêmio Estudantil; realização de seminários e oficinas com lideranças estudantis e gestores escolares, para apoiar a criação e o fortalecimento do grêmio; fomentar o protagonismo juvenil e a ação colaborativa dos grêmios estudantis.



Metas - 2010


- Publicar um caderno de orientação e distribuí-lo às unidades escolares por meio das 33 diretorias regionais de educação;
- Realizar um congresso estudantil em cinco diretorias regionais com a participação de, no mínimo, 500 representações estudantis;
- Realizar oficinas para lideranças estudantis em 12 diretorias regionais;
- Construir um sistema informatizado para integrar à intranet todas as diretorias regionais, a fim de coletar informações de 100% dos grêmios estudantis até dezembro 2010.

Resultados - até 2009


Seminários com gestores e oficinas com lideranças estudantis para orientação e apoio ao funcionamento do Grêmio foram realizados em 869 unidades escolares, além do atendimento a grêmios estudantis, em 30 unidades escolares de Salvador.
Estas ações envolveram 1.704 participantes dos seminários e 327 lideranças estudantis.



Eleição do Colegiado Escolar

ASCOM/C.E.R.S.N


Em ano de eleição para o Colegiado Escolar conheça agora um pouco do seu PAPEL, OBJETIVOS, as metas da SEC para 2010 e os resultados de 2009.

O Colegiado Escolar é um conselho formado por diretores, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores técnico-administrativos, estudantes, pais ou responsáveis e comunidade local, que atuam a partir do compartilhamento de responsabilidades nas ações voltadas para o desenvolvimento da educação.
O papel do Colegiado é ampliar a participação de representantes das comunidades local e escolar na gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola, promovendo o monitoramento e a avaliação para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
Nesta perspectiva, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove ações voltadas para a formação dos membros do Colegiado, por meios de encontros, palestras, oficinas e videoconferências. A formação pela qual passam os novos representantes dos segmentos escolares prevê o desenvolvimento de competências relacionadas com a melhoria da participação, o compromisso e a co-responsabilidade frente aos desafios necessários à democratização da gestão escolar.
As ações do Colegiado são norteadas pelo Caderno de Orientações, elaborado pela Secretaria da Educação e disponibilizado online.

OBJETIVOS
Com o propósito de fomentar a consolidação de um ambiente democrático e participativo nas escolas, a ação tem como principais objetivos a elaboração e distribuição do Caderno de Orientações; realização de eleições para novos membros do Colegiado; videoconferências com diretorias regionais de educação e escolas; construção do Sistema Escolar/Colegiado para o acompanhamento das ações desenvolvidas e elaboração e acompanhamento dos trâmites para implantação do Projeto de Formação Continuada do Colegiado Escolar.

Metas - 2010

- Realizar a eleição do colegiado escolar em todas as escolas estaduais até dezembro de 2010;
- Capacitar 3.500 membros do Colegiado Escolar até junho de 2010;
- Construir um sistema informatizado para integrar à intranet todas as diretorias regionais, a fim de coletar o máximo de informações que viabilizem o acompanhamento dos colegiados escolares até dezembro 2010.

Resultados - até 2009

Já são 20 mil pessoas atendidas em todas as unidades escolares, por meio das ações de elaboração e distribuição do Caderno de Orientação, realização de eleições para novos membros do colegiado, videoconferências, elaboração e acompanhamento para a implantação do Projeto de Formação Continuada do Colegiado Escolar.

Calendário de Provas

ASCOM/C.E.R.S.N

ENSINO FUNDAMENTAL

29/11 - Português, Artes, Inglês
30/11 - Matemática, Educação Física
01/12 - Geografia, Edu. Ambiental
02/12 - História, Cul. Afro, Ética e Cidadania
03/12 - Ciências, Biofísica

ENSINO MÉDIO

29/11 - Português, Inglês, Artes e Sociologia
30/11 - Matemática, Cultura Afro
01/12 - Biologia, Filosofia
02/12 - Química, História e Ed. Física
03/12 - Física e Geografia

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Consagração do Desfile

Colégio Estadual Rafael Spínola Neto, recebeu o prêmio de  destaque em aspecto visual consagrando o lindo desfile realizado no dia 07 de setembro.

ASCOM/PMVC

Um espetáculo para se ver e ouvir. Esse foi o sentimento das pessoas que passaram pela Praça Barão do Rio Branco na tarde desta segunda-feira (8), momento em que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista entregava o Prêmio Fanfarra às fanfarras das escolas municipais e estaduais que se destacaram no último desfile de 7 de Setembro.
Para a coordenadora de Administração Escolar, Niltânia Brito, o prêmio, criado este ano, teve como objetivo disciplinar e organizar o desfile em comemoração a Independência do Brasil, já que, graças a ele, os horários de início e evolução das fanfarras foram cumpridos.
Ao todo, nove fanfarras participaram do desfile, sendo destaque nos aspectos visual e musical as apresentações das fanfarras do Instituto de Educação Euclides Dantas, da Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa e dos colégios estaduais Rafael Spinola e José de Sá Nunes.
Segundo Niltânia Brito, o prêmio também valoriza e incentiva as fanfarras do município de Vitória da Conquista para que continuem apresentando belíssimos trabalhos. “Também é uma forma de inclusão social, de fazer com que nossos alunos estejam presentes em diversos momentos apresentando aquilo que eles têm de melhor”, completa.
Os participantes das fanfarras também aprovaram a iniciativa da prefeitura. Para o estudante Mateus Santos, aluno e membro da fanfarra da Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa, “o prêmio é um incentivo, já que faz com que a gente melhore a cada dia”. Já Ananias Pereira Júnior, responsável pela fanfarra do Instituto de Educação Euclides Dantas, a mensuração do desempenho é de suma importância: “aquilo que não é medido, não pode ser melhorado muito. Com esse campeonato, as fanfarras tendem, a cada ano, procurar se adequar, melhorando suas técnicas, seus fardamentos, em fim, tudo que culmina para a apresentação de uma boa fanfarra.
A entrega do Prêmio Fanfarra faz parte das atividades em comemoração ao Aniversário da Cidade.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Prorrogado inscrição para o concurso dos professores

ASCOM/SEC.BA.GOV.BR

As inscrições do concurso público para professor da rede estadual da Bahia foram prorrogadas até o dia 14 de novembro, devido aos feriados do Servidor Público (29 de outubro) e dos Finados (2). As vagas são para 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32, com perspectivas de progressão ao longo da carreira.
O concurso oferece 3.200 vagas, na capital e em todos os municípios baianos, para todas as disciplinas (Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física).
As inscrições devem ser feitas no site do Cespe/Universidade de Brasília, até as 23h59 do dia 14 (observado o horário oficial de Brasília/DF). Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina à qual está concorrendo.
“Para se inscrever o candidato precisa ter o curso de licenciatura na disciplina e seu curso deve ter o certificado de instituições credenciadas pelo MEC. Devido às solicitações no site da Ouvidoria do Estado, na coordenação de concurso, além do feriado prolongado, as Secretarias de Educação (SEC) e de Administração (Saeb) resolveram prorrogar a data do concurso”, explicou o diretor administrativo de Recursos Humanos da Saeb, Robson Carvalho.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Concurso para professores

ASCOM/SEC

Atenção: Sexta-feira, 5 de novembro, é o último dia de inscrições para o concurso de professor da rede estadual da Bahia. Tem vaga para todos os 417 municípios e todas as disciplinas. Faça sua inscrição no site: ttp://www.cespe.unb.br/concursos/saeb_ba2010/