sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Consciência Negra é marcada com atividades nas escolas da rede estadual

Fonte: SEC


"Antes morria de vergonha, mas os professores me ensinaram como gostar do meu cabelo, da minha cor. Eles nos mostraram que não somos melhores ou piores porque temos cores diferentes", declarou a estudante do 3º ano, Rafaela Santos, que recebeu, ano passado, o título de beleza negra do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia. Este ano, ela se sente preparada para passar a coroa e ressaltou que só conseguiu se valorizar e elevar sua autoestima por conta do acolhimento da escola, que trata todos com igualdade.

Além de Rafaela, muitos outros estudantes da rede estadual terão atividades voltadas para a Semana da Consciência Negra. Saraus, desfiles, teatro, gincana e dança. Todas as escolas da rede pública estadual estarão mobilizadas na realização de atividades culturais, durante esta semana, o que, para os estudantes, é um momento de valorização, de poder mostrar à sociedade os reais valores, história e cultura do povo negro.

Na visão de quem ensina, é importante expandir o conhecimento. A professora de Língua Inglesa, do Edvaldo Brandão, Jucy Silva, também militante do Movimento Negro, busca, em suas aulas, mostrar as contribuições positivas do negro no mundo. "É um dia de muita emoção. Tem alunos que entram na escola e ficam na expectativa deste dia, que aqui é aberto para a comunidade há 10 anos. Já conseguimos conscientizá-los de que o negro não é ruim e nem feio. Ele é lindo".

Outras atividades - Um momento para reflexão. É assim que o Colégio Polivalente do Cabula irá se manifestar. Com leituras, recitais de poesias e de trechos de livros, declamações de poemas feitos pelos alunos ou de autores conhecidos por defender a causa do povo negro, o resultado será um sarau no dia 27, das 16h às 19h, que contará, também com a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

"Escrevi uma poesia sobre Zumbi e como gosto de fazer rap vou fazer uma surpresa. Quero mostrar que temos que batalhar para que todos tenham, todos os dias, o respeito pelo ser humano, independente da cor", declarou o estudante do 1º ano, Daniel Cardoso.

O Colégio Estadual Duque de Caxias optou por apresentação de filmes, oficinas de dança, percussão e literatura, além de um desfile para a escolha da Rainha Negra e do Rei Negro, que serão escolhidos nesta sexta-feira (20). Já no dia 28, realizarão o 1º Festival de HipHop.

Já o Centro Educacional Edgard Santos realiza, neste sábado (21), a 1ª Corrida Rústica Zumbi/Dandara/Zumbi - pela paz e pela não violência, com largada no Passeio Público, às 8h. A corrida é extensiva ao público e está com inscrições abertas até hoje (18).


Investimentos - O Governo tem investido na educação do povo negro e, em pouco mais de um ano, já capacitou cerca de 3 mil professores da rede estadual para a adoção dos novos conteúdos educativos focados no respeito à história e à identidade dos afrodescendentes que ajudaram e ajudam a construir o país. Além disso, tem como meta construir 28 escolas em comunidades quilombolas no Estado, até 2010, sendo 21 de ensino fundamental e sete de ensino médio. No total, 32 comunidades quilombolas serão atendidas, em 16 municípios do Estado. Nesse contexto, vale destacar a assinatura, em setembro deste ano, do pacto de cooperação, firmado entre os governos Federal e da Bahia e 89 municípios baianos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Culutra no Colégio Rafael Spínola Entrevista com João Goulart

Equipe:
8° A MATUTINO
QUAIS SAO SUAS PROPOSTAS DE MELHORIA PARA O PAÍS?

Na aréa da saúde pública, pretendo lançar maior orçamento para atender a pediatria, nutricionismo, maior auxilio na saúde bucal das crianças e idosos. Que São a prioridade da minha campainha!
Vou trabalhar também, pelos políticos e pelos trbalhadores, sim, pelos políticos, para que tenham vergonha na cara, e sejam reduzidos tantos privilegios que possuem, assim sobrará mais dinheiro para nossos cofres públicos.

QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS PARA ESSA CAMPANHA?

Ganhar o apoio do povo brasileiro que o povo não considere isto apenas um discurso de político, sem verdade alguma. Eu quero com a ajuda do povo ser diferente e trazer a República da PAZ.

Cultura no Colégio Rafael Spínola Entrevista com Jucelino Kubitschek

Equipe: Michele, Aline, Giselia, Sumáia, Wesley, Luana.
8° A Matutino

POR QUE VOCÊ PRETENDIA SUPERAR O SUBDESENVOLVIMENTO RESULTANTE DO "ATRASO" DO SETOR PRIMÁRIO DA ECONÔMIA, ISTO É, O SETOR RURAL?

Para cuidar dos problemas regionais, criou a sudene (Superimento do Desenvolvimento do Nordeste) em 1959. A construção de Brasilia, nova capital simbolo da modernização e do Brasil industrializado.

A REAÇÃO DE JK PARTIU DE VARIOS SETORES DA SOCIEDADE?

A classe media estava insatisfeita com a política de desenvolvimento, pois ela havia provocado uma aceleração na inflação e aumento no endividamento com o exterior.

Cultura no colégio Rafael Spínola Equipe Getulio Vargas

Equipe: Ícaro/ Verissimo/ Gilfer/ Maurício/ Vinícius/ Tarcísio/ Lucas
8 A MATUTINO

Entrevista com Getulio Vargas

Senhor Getulio, Sobre a saúde o que o senhor que mudar com a sua volta ao poder?

Eu construirei hospitais nas cidades do interior para diminuir o número de mortes, assim impedindo o agravamento do estado, também pretendo investir em faculdades de Medicina e em equipamentos médicos.

Agora sobre a segurança, o que pretende fazer para diminuir a violência que está em alta?

Bem realmente está alta e certamente é uma das mais difíceis questões no Brasil pelo fato de não haver só violência e uma guerra, pretendo impedir o contra bando de armas ilegais e a importação de armas melhores para o armamento da polícia e acabar com as drogas na origem delas.

Cultura no Colégio Rafael Spínola Trabalho sobre Governo Populista Movimenta turmas da 8 serie matutino

Equipe: Vanessa Xavier, Tatiana Xavier, Sergio, Adriano, Amanda, Thais e Tainá.
8 A MATUTINO

Juscelino Kubischek.

Entrevista com o presidente:
QUEM FOI JUSCELINO KUBISCHEK?

Fui médico, militar e político brasileiro, conhecido como JK, fui prefeito de Belo Horizonte, Governador de Minas Gerais e Presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Fui o primeiro presidente do Brasil a nascer no seculo XX e o ultimo mineiro a chegar a presidência da Republica pelo voto direto.

QUAL A CARACTERISTICA DA PRESIDÊNCIA DE JK?

Eu empolguei o país com meu reclame: "CINQUENTA ANOS EM CINCO", conseguir encetar um processo de rápida industrialização, tendo como chefe a industrialização automobilistica, houve forte crescimento econônomico mais também um significativo aumento da divida interna e externa . Os anos do meu governo são como " ANOS DOURADOS".

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

SONORA BRASIL 3º ETAPA ENTRADA FRANCA 17 NOVEMBRO TEATRO GLAUBER ROCHA - UESB / IMPERDÍVEL‏

O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Com o tema VIOLÃO BRASILEIRO, em sua décima segunda edição o Projeto SONORA BRASIL traz a público um panorama da obra violonística desenvolvida no país nas últimas décadas. O painel configura-se por meio de concertos com oito violonistas intérpretes da obra de compositores das cinco regiões onde estão localizados seus estados de origem.

Release – Salomão Habib Salomão Habib nasceu em Belém do Pará no ano de 1965 e dedica-se as pesquisas e concertos de violão desde 1984.Compositor, Intérprete, Professor, atua também como pesquisador e transcritor da música indígena para violão solo. Estudou com Henrique Pinto – SP, Léo Soares – RJ e Marcos Vinícius - MG, mas foi com Jesus Ortega na cidade de Havana, em Cuba, que o violonista aprofundou seus conhecimentos. Possui 13 discos gravados, dos quais um deles foi produzido e gravado em Sttutgart – Alemanha, pelo Selo Buch Julius. È diretor da Orquestra de Violões do Pará, formado pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém e Professor Fundador do Curso de Habilitação em música da Universidade Estadual do Pará. Foi solista do conjunto de música folclórica do Japão, além de compor trilhas sonoras para filmes brasileiros tais como “Conspiração do Silêncio” e “Soldados da Borracha” e programa “Globo Repórter” da Rede Globo. Detentor de 9 prêmios de primeiro lugar em concursos de composição.Realizou com sucesso de público e crítica, turnês em países como Bélgica, Itália, Colômbia, Venezuela, Cuba, Suíça, Paraguai, Portugal e principalmente Alemanha onde realizou até o momento 4 turnês pelas cidades de Eimbehck, Northeim, Sttutgart, Frankfurt, Berlim, Kassel, Colônia e Munique. Atualmente é pesquisador de música indígena e está compondo 12 RITUAIS SINFÔNICOS PARA ORQUESTRA DE VIOLÕES, projeto premiado com bolsa de criação artística pela FUNARTE – Fundação Nacional da Arte em 2009. Release – Fabrício Mattos Nascido em Curitiba/PR, iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade, tendo aulas de teoria musical com seu pai. Aos oito, iniciou o estudo de seu primeiro instrumento, a flauta, e aos dez, violino. Aos quatorze anos, também através de seu pai, tomou o primeiro contato com o violão, e começou a fazer aulas regulares com o professor Dirceu Saggin, na Paidéia Escola de Música. Desde então esteve presente em diversos festivais de música, entre eles a Oficina de Música de Curitiba e o Festival de Música do Rio de Janeiro, e participou de aulas e masterclasses com professores como Victor Villadangos, Dolores Costoya, Hopkinson Smith, Oswaldo Colarusso, Krzysztopf Pelech, Fábio Zanon e Katona Twins. Formou-se em 2006 no Bacharelado em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tendo aulas com o professor Luiz Cláudio Ferreira. Atua como concertista desde os 16 anos realizando recitais solo no Brasil e em países da Europa como Áustria, Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Bélgica e Polônia. Lançou em 2007 seu primeiro CD, “España”, com obras originais de compositores espanhóis do século XX, em uma turnê nacional com concertos em dez estados brasileiros. Participou, juntamente com outros dez violonistas brasileiros, do projeto “Violão Brasileiro”, no qual gravou uma faixa de sua autoria, além de gravar um programa solo para a TV. Atuou também como produtor da série “Violão em Câmara” e como produtor artístico da série “Musica e Espiritualidade”, em Curitiba-PR, e, na área didática, ministrou aulas de violão clássico por cinco anos na Paidéia Escola de Música, e realizou masterclasses em diversos cidades do Brasil. Participou do Prêmio Armando Prazeres para Jovens Solistas da Petrobrás (2003), no qual conquistou a primeira colocação.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Está tudo pronto e agora so falta você



VENHA FAZER PARTE DESSA GRANDE FESTA

Está Chegando a hora

ASCOM

Dia 07 de Novembro é a data do nosso II Halloween Fest,crie já a sua fantasia e venha curtir essa grande festa.
A troca dos ingressos será feita por 1Kg de alimento na sexta-feira dia 06 de novembro e só será permitido a entrada de pessoas que estaja de preto ou fantasiado.

Prova Brasil avaliará também os estudantes de escolas da zona rural

A terceira edição da Prova Brasil, que será aplicada entre 9 e 27 de novembro, vai avaliar pela primeira vez estudantes das escolas rurais do ensino fundamental. Participam da aferição alunos da quarta e da oitava séries (quinto ano e nono anos) das escolas públicas urbanas e rurais com 20 ou mais estudantes em cada uma dessas séries.


Conforme dados do último censo escolar, 5,5 milhões de estudantes do ensino fundamental farão a prova — 2,88 milhões da quarta série e 2,63 milhões da oitava. Esse conjunto de alunos estuda em 57.552 escolas públicas, das quais 46.972 estão na área urbana e 10.580 no campo.


Desde 2005, quando foi criada, a Prova Brasil define o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) por escola, por município, por estado e nacional. Em 2005, a média nacional do Ideb foi de 3,8 pontos, numa escala até dez. Em 2007, subiu para 4,2 pontos. A meta do Brasil é alcançar seis pontos em 2022, ano da comemoração dos 200 anos de independência. Seis pontos é o índice da educação dos países desenvolvidos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estrupador de Itambé



ITAMBÉ URGENTE: Várias viaturas da CAESG e da Policia Militar estão, desde a noite desta quarta-feira, no encalço do bandido conhecido como "Jailton Estuprador", que vinha aterrorizando os moradores de Itambé, no sudoeste da Bahia. O estuprador já havia sido preso anteriormente, acusado de vários crimes, desde estupro até assalto a mão armada, tendo como base o bairro Felipe Achy (Paraguai), onde comanda uma quadrilha de bandidos. Jailton Estuprador escapou recentemente da prisão, voltando a praticar diversos assaltos, roubos e estupros. A situação chegou ao extremo da polícia ter que dar ordem de recolher em todo o bairro Paraguai, na noite de ontem, para evitar que novos estupros fossem praticados pelo bandido e sua gang. Houve confronto entre os policiais e a gang, o que resultou na morte de um dos bandidos. Espera-se que nas próximas hora o meliante e seus comparsas sejam capturados.